quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DECIFRANDO AS ETIQUETAS DE ROUPA

      Oi, genteee!

     Hoje o blog Casal: Coisa Casual vai te dar uma mãozinha e você vai sair entendendo tudo sobre aqueles códigozinhos danados que vêm nas etiquetas das nossas roupas e que nem adianta tentar adivinhar o que significam, pois com certeza você vai errar! rsrs. Pode fazer a tentativa e depois me conta!


     Seguir as recomendações trazidas nas etiquetas é de fundamental importância pra gente conservar por mais tempo as nossas roupas. Aqui em casa já estraguei várias roupas por não dar a devida atenção às informações trazidas nas etiquetas. Muitas vezes colocamos a culpa na coitada da roupa e saímos xingado: "Que roupa porcaria! É a primeira vez que lavo e já esticou toda!" rsrs. Coitada da sua roupa! rsrs. Tenho certeza que a culpa não é dela, talvez você tenha dado um tratamento inadequado na hora da lavagem ou secagem,e por isso ela foi danificada.


     Com a correria do dia-a-dia, acaba que não temos nem tempo para parar e ver como aquele tecido precisa ser tratado, mas agora que tenho mais tempo (com o fim da faculdade e cuidando apenas dos afazeres domésticos - que não tem nada de pouco!rsrs) pude passar a prestar mais atenção nisso, e posso afirmar a você que faz toda a diferença. Somente depois de aprender a ler as etiquetas descobri porque minha blusa havia se esticado toda, era porque ela tinha que ser estendida deitada (na horizontal - isso mesmo! como podia imaginar isso?!) e não em pé como eu fazia...


     Agora, vamos então, visualizar a tabelinha que selecionei pra gente:



      As etiquetas das roupas devem conter explicações sobre os processos de lavagem, alvejamento com cloro, secagem, como passar e limpeza a seco.

   Regrinhas básicas:


     * Sempre que o símbolo conter um X em cima, trata-se de um procedimento não permitido;


     * Quando o símbolo de lavagem na etiqueta estiver acompanhado do desenho de uma mão, é porque a peça só pode ser lavada à mão;


     * Na hora de passar a hora observe quantos pontinhos estão dentro do ferro, pois eles indicam a temperatura ideal para realizar o procedimento; um pontinho, a temperatura máxima é de 110ºC, dois pontinhos, 150ºC, e três pontinhos indicam que a temperatura não deve passar de 200ºC.


     *O quadrado indica se a roupa pode ou não ir à secadora. Então, o quadrado com  círculo dentro indica que a secagem pode ser feita na secadora de roupas. Um ponto representa temperatura baixa, dois pontos, em temperatura normal. Se o quadrado estiver com traços, a recomendação é de que a peça seja colocada para secar na horizontal ou na vertical (conforme mostrar o desenho). No caso de vários traços na vertical, a roupa deve secar naturalmente no varal.


     Parece difícil de guardar na cabeça, né? Mas não se preocupe, você não vai precisar decorar essa tabela (assim como nos obrigavam com a tabela periódica!!!! rsrs). Você pode anotá-la ou imprimí-la e deixar à mão em sua lavanderia.


       Outra dica importante para você conservar por mais tempo a sua roupa:  a roupa preta deve ser lavada somente com peças pretas (assim como as roupas brancas); deve ser secada à sombra e do lado avesso para que seu tom de preto fique sempre bonito. 


     Se continuar com dúvidas, este site aqui traz explicações mais detalhadas sobre o assunto.

   
     Espero que este post tenha ajudado! 




                         Casal: Coisa Casual

2 comentários:

  1. Muito bom esse post. Agora ficou mais fácil saber o que dizem as etiquetas. Acho que aprendi. Qualquer coisa volto aqui de novo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria! Que bom ter vc por aqui! Volte sempre, será um prazer! Bjoss!

    ResponderExcluir