domingo, 21 de outubro de 2012

CD 'GOODBYE ALÔ' - UDORA (2008)



     Olá, galera!

     Hoje a "dica" é um CD pra quem quer dar um astral no dia, um pop-rock pra cima!


     Goodbye Alô é o primeiro álbum da banda mineira UDORA, depois que deixou de lado o rock pesado de quando se chamava 'Diesel', chamava atenção no meio alternativo e se aventurou no exterior em busca de algo mais. Mas conflitos internos e o procura por mais fôlego levaram a troca de integrantes e reformulação da proposta. 


     Depois de lançado, o CD foi encampado pela SOM LIVRE em 2008, teve até mudança de faixas, e com a colaboração de Henrique Portugal (SKANK) na produção, ganhou uma cara comercial e apoio na divulgação, inclusive com música na trilha de Malhação  - "Quero te ver bem", que veiculou nas rádios.  A mensagem da canção é um exemplar raro (não lembro de outro) de desprendimento e perdão no amor (afinal, sempre que alguém vai cantar o desapego, ou é na onda da ofensa, ou do desdém, ou da mágoa e rancor). 


     Se pode se falar em uma ideia que sustenta o disco, é o da passagem entre a despedida (em inglês, para velhas experiências, expectativas e influências) e a chegada (em português, na língua natural, na terra natal, no chão, a volta à realidade após o amadurecimento).


     Bem, sempre vão haver aqueles que acusarão os que mudam de 'vendidos', ou pra dizer o mínimo, 'equivocados', ainda mais quando já possuem seguidores. Mas, na verdade, o disco passa sinceridade e coerência e, principalmente (o que não pode faltar), cuidado e respeito com o ouvinte.


     Além da já citada - a altamente radiofônica e chiclete -  "Quero te ver bem", merece destaque "Meu pior inimigo", que também tem muito apelo.








Capa rica em simplicidade, mas que traduz bem o conteúdo: embarcamos numa viagem, com despedidas, mas também saudando o novo. E nessa batida metáfora da vida, vamos repensando a trajetória, digerindo mágoas, perdoando aos outros e a nós mesmos, e encontrando força pra seguir cantando.  (E uma pergunta - quem souber comente: por que eles estão de costas, e em pares?)                                                                                 




    


Na sequência, vocês podem visualizar a aura do disco pela lista de músicas. Em vez de oferecer uma breve impressão das que mais gostei, preferirei abrir espaço para seus próprios trechos falem  (em negrito, o refrão). Mas vale a pena pesquisar mesmo as que foram só mencionadas; afinal tem a produção, os arranjos, as performances, o ritmo, a pegada, enfim, se identificar com a letra não é tudo ao gostar de uma música, né? Então, aí vai:


01 - PELO MENOS HOJE

 
"...Hoje / Pelo menos hoje / Não há mais mistérios / Vou sair do sério / Quero abrir os braços / Pra que eu possa ter você / E assim vai ser // Faço promessas por minuto..."

02 - A FALTA (QUE ME FAZ)

 
"... sempre estar / Junto a alguém que nunca quis / Me faz errar / Por um mundo ou por um triz // A cada instante não vivido / Me apego ao que só me tira a paz / Eu penso em tudo o que nunca tive e sinto / A falta que me faz..."

03 - POR QUE NÃO TENTAR DE NOVO


04 - REFÉM DO TEMPO


05 - QUERO TE VER BEM

 
"Não quero ser quem te traz mais um problema / Não quero ser quem te prende num dilema // Corre o teu caminho / E vá pra onde der / Eu fico de pé sozinho / Esteja onde estiver // Quero te ver bem / Se não der mais certo / Quero te ver bem / Mesmo sem poder estar por perto // Não quero ser quem te esconde a verdade / Não quero ser quem te rouba a liberdade // Segue o teu destino / E seja quem quiser / Eu fico de pé sozinho / E venha o que vier // Quero te ver bem..."

06 - NÃO ME FERE


07 - MIL PEDAÇOS


08 - PÔR DO SOL


09 - TÃO PERFEITO


10 - MEU PIOR INIMIGO

 
"Eu não me fiz perceber / Nem quis ser ouvido / Tendo escondido / Quem sonhei ser // Sempre a contradizer / Procurei abrigo / Dentro do umbigo / Até me perder // Me vejo num milhão de feridas / Que não vão cicatrizar / E sei que tantas chances irei desperdiçar / Por ter medo de mudar // Eu sou o meu pior inimigo / Luto e só consigo me desconcertar / Me desconcertar / Olhar pra trás se torna um castigo / Luto e só consigo me desconcertar / Me desconcertar // Eu não tentei convencer / Me senti vencido / Sendo preterido / Por quem sonhou ser / E se eu tivesse o poder / De voltar um dia / Tudo igual faria / Até me perder  // Me vejo em bordões tão antigos / Que não param de tocar / E sei que tantas vezes irei me condenar / Por ter medo de errar // Eu sou o meu pior inimigo..."

11 - VELHO LUGAR


12 - GOODBYE ALÔ


13 - QUERO TE VER BEM (ACÚSTICO)



     E para quem quiser conhecer e curtir um pouco do som da banda, este é o clipe da música Quero te ver bem.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário