segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

COMO ESCOLHER LEGUMES

      O post de hoje foi feito especialmente para os iniciantes na cozinha e para quem tem dúvidas na hora de comprar legumes.
Saber escolher legumes, verduras e frutas é muito importante, pois se os compramos em má qualidade, os seus benefícios não estarão presentes e podem até mesmo fazer mal à saúde.
 No início da vida de casada também tinha muitas dúvidas na hora de escolher, então sempre ligava para mamãe para saber quais estavam em melhores condições.

De maneira geral, o que precisa ser sempre observado na hora da compra é se o alimento não possui machucados (rachaduras, buracos, manchas), se possuem cor brilhante (viva), se estão bem durinhas (firmes)  e, ao contrário do que alguns possam achar, os menores são os melhores. E, abaixo, seguem algumas dicas específicas de cada legume: 

Abóbora -  observe se não há manchas escuras na casca.

Abobrinha - escolha aquelas com casca mais firme e de cor brilhante, sem partes escuras ou moles, sendo que as menores são mais gostosas.


Beterraba - de regra, as de tamanho mediano são mais saborosas e macias. Escolha as com casca lisa e uniforme, sem manchas ou rachaduras e as que estiverem mais durinhas.

Batata - devem estar firmes e com a casca lisa, sem buracos. Não compre batatas que estejam brotando e nem que estejam com manchas verdes, pois já estão passadas.

Berinjela - tem que estar bem firme. As com cores bem escuras e não tão grandes são as melhores. Não deve ter manchas e precisa ter a casca bem lisinha.
  
Cebola - a casca deve ser brilhante, seca e sem sinal de brotos. A casca deve soltar das mãos com facilidade.

Cenoura - as melhores são as menores e com cor uniforme; não devem estar murchas.

Chuchu - escolha os sem machucados. Os melhores são de tamanho médio, na cor verde claro e sem  espinhos. Outra dica é que se sua casca está amarelada e sem brilho e a ponta mais larga começando a se abrir, o chuchu está passado.

Quiabo - uma dica que aprendi com minha mãe é que sua cor deve ser verde-clara e que sua pontinha deve se quebrar com facilidade.

  Tomate - deve ser firme e liso, sem buracos e/ou rachaduras.

Pepino - escolha os que estiverem mais firmes e com casca brilhante. Os pequenos são mais saborosos. Se conservam no máximo por 3 dias.

     Outra coisa que faço é procurar ir ao mercado pelo menos 2 vezes na semana e comprar legumes, verduras e frutas suficientes para esses dias, assim não corremos o risco de comprar a mais do que vamos consumir e estaremos adquirindo alimentos fresquinhos. Quem tem a semana muito corrida, normalmente, não tem tempo de ir ao mercado com frequência, mas para esses casos, há dicas específicas de conservação para cada tipo de alimento. Estou preparando um post sobre isto e em breve colocarei aqui no blog para deixar a nossa rotina diária de dona de casa mais fácil.
      


Fontes: Dona Tereza (minha mãe!)
            Mim mesma.
             http://comofas.com
http://omo.com.br

                       Casal: Coisa Casual 

2 comentários:

  1. Otimas Dicas Como Sempre Por isso Vejo sempre esse Blog... Muito Bom Recomendo e compartilho no meu Face... Abraço pra vcs... CasalCoisacasual...

    ResponderExcluir