quinta-feira, 11 de abril de 2013

MANUAL PARA CHUTAR PEDRINHAS (para crianças de 8 aninhos)


Uma pedra é um material rochoso, o que quer dizer que é formado pelo acúmulo de sedimentos, partículas que se desprendem de outros componentes da natureza que se juntam e se depositam sobre um mesmo lugar, sofrendo a ação do tempo e do tempo, digo clima.
Chutar é desferir um golpe com os pés, para o que concorrem (contribuem) os músculos e articulações ligados ao movimento dos membros inferiores (lembra: cabeça, tronco e membros!). É uma ação que causa uma reação.
Chutar uma pedra pequena trata-se de uma arte – no sentido de 'arthé', do grego, isto é, uma realização que envolve o desenvolvimento de uma técnica ou técnicas, ou seja, um modo definido de proceder/agir, que visa atingir um ideal ou satisfazer/atender um valor, que pode ser de utilidade, beleza, etc. Na verdade, chutar pedrinhas exige/pede cuidados.
Antes de tudo, observe as dimensões do objeto. Não deve ser muito pequeno, de modo a inviabilizar a execução, ou limitar ou mesmo impedir uma bela trajetória. Também não deve ser grande na devida proporção da disposição e saúde do seu corpo naquele exato momento, ou pode lhe causar muita dor!
Basicamente, mire bem (mas dependendo da inspiração, pode se fazer com os olhos fechados) e chute com um movimento bonito e eficaz, e depois observe seu desenrolar, literalmente, até onde a pedrinha vai e o caminho que percorre. Se quiser pode contabilizar (contar) os centímetros, apesar de ser trabalhoso e até perigoso, se no meio da rua.
Não se recomenda que se faça dentro de um espaço fechado, por óbvias questões de segurança da integridade do ambiente em volta. Exceto nos amplos quintais e varandas de casas do interior do país, chão afora, é mais difícil encontrar uma boa pedrinha e as condições ideais de uso nas cidades de pequeno e médio porte metidas à besta, a não ser as lascas soltas pelo asfalto no atrito violento com as rodas dos veículos, principalmente motos, carros, etc. Também se deve checar se tem alguém por perto. Além de se machucar, ela pode rir de você. E há uma chance da pessoa querer imitá-lo, sem conhecer as cautelas ou ter conhecimento deste manual. Uma hora legal pra treinar é quando não se está na escola e nem trabalhando.
Vale dizer que, embora não reconhecida como esporte pelo comitê olímpico, e tampouco pelos jornalistas cegos, é uma prática bem difundida, principalmente entre as crianças (até se poderia dizer que nascem naturalmente com elas, enquanto chutam nervosamente o ar dos primeiros passos pra não cair), e reaparece instintivamente nos irritados, entediados e distraídos.


MANUAL PARA COLHER FORMIGAS MANUALMENTE NA MÃO

(...)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

SOBRE TER FILHOS

Me perguntam, e pra Vanessa, quando teremos nossos filhos. Geralmente respondo que "nem aprendi a me cuidar primeiro!", ou que "ainda me dou muito trabalho!", ou coisa do tipo.. Nós próprios nos perguntamos. Mas aí pergunto a quem puder responder: como botar um filho no mundo (nesse mundo!) sem antes dar um jeito naqueles defeitos que a gente não quer que eles repitam, ou ser capaz de fazer aquilo que se espera que eles façam (apesar das tentativas, ainda não consigo passar o fio dental três vezes ao dia, me exercitar, me alimentar direito, contribuir com a sociedade (!), etc.  - já desisti de ler toda a literatura mundial e mapear a história da música, rs. Estou falando de perfeição? Talvez. Podem dizer que ser pai ou mãe é uma coisa que só se aprende sendo, mas que sacanagem com os pobres filhos, ficarem expostos a tanta loucura.. Só a Kate (nossa cachorra) sabe o quando sofreu até seus donos aprenderem a ser um pouco mais humanos (e, olha lá se não temos recaídas.. de preguiça, de desatenção..) Ou são justamente os filhos que nos livram da loucura? Será que o "Ira!" tá certo: "Se meu filho nem nasceu, eu ainda sou o filho" ?(http://letras.mus.br/ira/46393/). Quando perguntaram pra Sheila Mello sobre sua vontade de ser mãe, se ela não tinha receio de ter filhos, ela respondeu que, durante algum tempo, procurou adiar essa responsabilidade, mas que um dia percebeu que na verdade estava adiando o convívio com a pessoa que seria a mais importante na sua vida, a que ela mais amaria no mundo. Até o momento, nesse assunto, foi ela quem me deu a maior contribuição, mais do que os filósofos e artistas. (mas pra ter um filho...)



                           Casal: Coisa Casual